top of page
  • Writer's pictureGalvani & Cipriani

Benefícios do reconhecimento da cidadania Italiana

Updated: Feb 16

O cidadão Italiano não precisa de passaporte para viajar pela União Européia. Deve possuir apenas a cidadania italiana!



Ter o sobrenome italiano não basta para ser requerente da cidadania, da mesma forma que não é obrigatório ter o sobrenome para fazer valer este direito. A cidadania funciona através do reconhecimento de paternidade e não pelo fato de ter um sobrenome de genealogia Italiana. Poderá reivindicar sua cidadania todos que possuem descendentes italianos, independentemente da quantidade de gerações que ligam você ao antepassado.


Em muitas situações já é de conhecimento dos familiares qual é o parente europeu, chamado de Antenato Italiano que emigrou para o Brasil, entretanto se essa informação faltar, muito provavelmente somente as certidões legais irão te dar essa resposta, e dados sobre o seu nascimento, casamento e filiação nem sempre são fáceis de encontrar.


A cidadania italiana pode abrir portas em diversas situações, como a facilidade em trabalhar e estudar no Exterior. O cidadão Italiano não precisa de passaporte para viajar pela União Europeia. Deve possuir apenas a cidadania italiana! Você pode viajar livremente e residir nos 27 países que fazem parte da União Europeia. Além disso, com a cidadania, você possui proteção em qualquer consulado dos países da União Europeia.

Uma vez feito o processo de reconhecimento da cidadania italiana, a vida dos seus filhos e demais descendentes será facilitada. No futuro, eles poderão comprovar a ascendência de maneira muito mais simples, já que não precisarão apresentar documentos de outro familiar entre as duas gerações. É uma herança deixada para as futuras gerações.

Qualidade de vida é um dos principais benefícios desta cidadania! Com ela você terá direito à saúde pública Italiana. Têm direito a aposentadoria na Itália, um brasileiro pode se aposentar em território italiano somando o tempo de contribuição nos dois países. O tempo de contribuição no INSS não será perdido.


O cônjuge também têm direito à cidadania italiana, para qualquer um efetivamente ligado por matrimônio a um cidadão italiano, critério válido para casais heterossexuais e homoafetivos. Será avaliado se o parceiro (a) está regularmente inscrito no AIRE Italiano e que seus dados estão atualizados. A partir disso, pode dar início ao recurso!


Tirar a cidadania italiana também é um investimento, pois você irá desfrutar de todos os benefícios que um cidadão Europeu tem, sendo um dos maiores padrões de estabilidade e qualidade de vida fora do Brasil.


Você terá segurança econômica e pessoal! Poderá residir países com alto índice de saúde, educação e segurança. Além de que após seus investimentos em requerer a cidadania e ir para outro país, você irá ganhar em Euro, e irá recuperar rapidamente o valor de seu investimento.


Você pode requerer o Processo de reconhecimento da cidadania Italiana estando no Brasil ou na Itália. Neste período, se você já residir no país, você tem o direito de Permiso de Cidadania, que ampara pessoas que estão vivendo na Itália e entraram com pedido de cidadania, o governo italiano criou o permesso di soggiorno. De forma simples, o documento garante a permanência legal do requerente por mais de 90 dias na Itália.


Caso esteja em outro país ou precise voltar a seu país de origem e queira solicitar o processo de cidadania, nós da Galvani & Cipriani podemos cuidar disso para você!


Por não falar italiano e não ter alguém para ajudar com moradia, muitas pessoas optam por contratar uma assessoria comercial que irá intermediar tudo isso. Tenha em mente que o domínio da língua Italiana é indispensável, além de ter conhecimento absoluto sobre todas as fases do processo, pois será necessário comparecer a órgãos públicos na Itália. Um dos pontos mais complicados é onde residir, uma vez que você precisará permanecer como morador em uma residência por até 6 meses.


Por que fazer este processo com uma assessoria?


O processo é bem detalhado e inclui pesquisas, procura de documentos e processos legais com o tribunal da Itália. E nada mais confortável e confiável em fazer este processo com quem já conhece todos os trâmites necessários para tirar a cidadania italiana.


Separamos algumas vantagens em adquirir este serviço de assessoria para o reconhecimento da cidadania Italiana. Confira:


1. Idioma e apostilamentos - Você pode ainda estar no processo de aprendizado do idioma. Com a assessoria, você terá pessoas que falam e escrevem italiano fluentemente e podem resolver suas dúvidas enquanto você estuda para melhorar a língua. Todas as certidões devem ser traduzidas para o Italiano, por alguém um tradutor juramentado.


2. Pesquisa de àrvore genealógica - A árvore genealógica funcionará como um mapa para saber por onde começar a procurar pelas informações e documentos. Comece com você, colocando seu nome, sua data de nascimento e cidade natal, faça o mesmo com seus pais e avós e assim por diante. Mesmo que de forma simples com papel e caneta, não pule este exercício.


3. Commune - A commune é a forma básica de organização territorial em solo italiano. É equivalente ao conceito de município, que temos no Brasil. Para o processo de Cidadania Italiana, direto na Itália existem alguns requisitos, entre eles o Comune para onde iniciará o processo e residir enquanto aguarda trâmites na própria Itália.


A Galvani & Cipriani é uma empresa familiar, que nasceu (e se mantém) com o propósito de auxiliar as pessoas a desburocratizar o seu processo de reconhecimento da Cidadania Italiana, isso através de serviços humanizados, personalizados, bem orientados e, o mais importante: com pessoas de confiança!


Já são mais de 3 anos de experiência, 350 Cidadanias reconhecidas e mais de 10.000 serviços realizados (traduções, buscas, pesquisas, dentre todos os outros serviços que oferecemos).


Antes de profissionais somos uma família e faremos de tudo para te ajudar a resgatar as origens da sua também! Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e faça seu orçamento.



72 views0 comments
bottom of page