top of page
  • Writer's pictureGalvani & Cipriani

Projeto de Lei pode dificultar o reconhecimento da sua cidadania! | Galvani

Updated: Feb 16

Proposta de lei em discussão está gerando muita preocupação em quem deseja reconhecer a cidadania italiana.


Morar na Itália - Brasileiro precisa de visto para entrar na itália?

Se você tem descendência italiana e sempre sonhou em obter a cidadania do país dos seus ancestrais, é melhor agir o quanto antes! Uma proposta de lei no Senado italiano está gerando preocupação entre os descendentes que buscam o reconhecimento da cidadania italiana por meio de sua linhagem familiar.


A proposta, de autoria do senador Roberto Menia, membro influente do partido Fratelli d’Italia, pode trazer mudanças significativas nos requisitos para a obtenção da cidadania, dificultando o seu acesso.


Neste Artigo você vai ler sobre:

 

O Projeto de Lei e seus impactos.

O projeto de lei proposto pelo senador Menia tem como objetivo fortalecer os requisitos para a obtenção da cidadania italiana. Entre as mudanças sugeridas, destaca-se a exigência de comprovação de proficiência no idioma italiano, com nível B1, além de estabelecer um período mínimo de residência na Itália para os descendentes até o terceiro grau.


Segundo o senador, a cidadania italiana tem sido alvo de um mercado ilegal, o que motiva a necessidade de ações enérgicas para combater essa suposta prática. A preocupação central é a comercialização direta de passaportes, especialmente em alguns países da América Latina. A proposta também busca preservar a identidade e a consciência da italianidade, em homenagem ao trabalho de Mirko Tremaglia, conhecido como o "pai da lei para o voto dos italianos no exterior".


Se aprovada, a lei dificultaria o reconhecimento da cidadania italiana de brasileiros descendentes que tem este direito garantido pela atual lei italiana, além de encarecer muito todo o processo devido as exigências extras.


Veja o que o senador Roberto Menia disse sobre a sua proposta em entrevista para um canal italiano do Youtube (Conteúdo em Italiano).


Controvérsias e desafios.

Embora o projeto de lei esteja em fase inicial de discussão, já está gerando controvérsias e levantando questionamentos sobre sua viabilidade e impacto. Muitos descendentes italianos temem que as novas exigências dificultem ou até mesmo impeçam a obtenção da cidadania, o que poderia afetar seus planos de reconexão com suas raízes italianas e seus direitos como cidadãos do país. Além disso, a questão da inconstitucionalidade do projeto também está sendo levantada por especialistas e juristas.


A importância de agir agora!

Diante desse cenário de incertezas, agir rapidamente é a melhor estratégia para garantir o reconhecimento da sua cidadania italiana. Iniciar o processo agora, antes que novas restrições sejam aplicadas, pode ser a chave para evitar complicações futuras e assegurar a concretização desse sonho.


Contar com uma assessoria especializada em cidadania italiana, como a Galvani & Cipriani, é essencial nessa jornada. A equipe dedicada e experiente está preparada para orientá-lo em todas as etapas do processo, garantindo que você cumpra todos os requisitos necessários e esteja preparado para enfrentar qualquer desafio que surja no caminho.


Quem tem direito a Cidadania Italiana?

É importante destacar que a cidadania italiana é reconhecida não apenas para os descendentes diretos de italianos, mas também para aqueles que possuem vínculos familiares com italianos mais distantes, como bisavós ou tataravós. O reconhecimento da cidadania italiana também é válido para aqueles que são casados com um cidadão italiano há pelo menos três anos.


Como obter a Cidadania Italiana?

Se você tem direito a obter o reconhecimento da cidadania italiana, o próximo passo é entrar em contato com a Galvani & Cipriani para entender por qual meio irá ocorrer o reconhecimento. Existem basicamente quatro vias para se obter o reconhecimento, sendo a via judicial a mais comum entre brasileiros.



Conheça todas as vias pelo qual é possível obter o reconhecimento da Cidadania Italiana e entenda qual atende melhor o seu caso:


Cidadania Italiana Via Consulado no Brasil

Você entra na fila do consulado com a documentação necessária solicitando o reconhecimento. Embora seja mais barato, não recomendamos muito este meio, visto que pode levar até 10 anos para o seu processo ser julgado.

Cidadania Italiana Via Residência na Itália

Cidadania Italiana Via Judicial (Mais Recomendada)

Cidadania Italiana Via Processo Contra o Consulado


 

A Galvani & Cipriani é uma empresa familiar, que nasceu (e se mantém) com o propósito de auxiliar as pessoas a desburocratizar o seu processo de reconhecimento da Cidadania Italiana, isso através de serviços humanizados, personalizados, bem orientados e, o mais importante: com pessoas de confiança!


Já são mais de 3 anos de experiência, 350 Cidadanias reconhecidas e mais de 10.000 serviços realizados (traduções, buscas, pesquisas, dentre todos os outros serviços que oferecemos).


Antes de profissionais somos uma família e faremos de tudo para te ajudar a resgatar as origens da sua também! Entre em contato conosco, tire suas dúvidas!





Comentários


bottom of page