top of page
  • Writer's pictureGalvani & Cipriani

Morar na Itália: Brasileiro precisa de visto para entrar na Itália? | Galvani

Updated: Feb 16

Embora não seja necessário ir até a Itália para requerer a cidadania italiana, muitos brasileiros optam por conhecer o país antes de iniciar o processo.


Morar na Itália - Brasileiro precisa de visto para entrar na itália?

Você está pensando em reconhecer a sua cidadania italiana mas antes gostaria de conhecer a Itália? Ou talvez, você queira fazer o processo no próprio país mas não sabe se isso é permitido.


Seja para turista, iniciar o processo de cidadania em solo italiano ou morar na Itália, pinta aquela dúvida: será que posso entrar sem visto na Itália? Logo abaixo vamos te contar tudinho!


Neste Artigo você vai ler sobre:

 

Visto para entrar na Itália.

A Itália não exige visto para brasileiros em viagens de turismo com duração de até 90 dias, no entanto, há alguns documentos obrigatórios solicitados em sua entrada ao país, confira a lista:


✅ Passaporte válido por pelo menos 3 meses;

✅ Seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil Euros;

✅ Certificado Internacional de Vacinação (Febre Amarela);

✅ Autorização de viagem ETIAS (A partir de 2024).


Embora não seja exigido, pode ser solicitado que você apresente sua passagem de retorno, comprovante de reserva de hotéis ou carta convite e a sua apólice de seguro viagem.


Posso entrar como turista para reconhecer a minha cidadania em solo italiano?

É sim permitido que você entre na Itália com visto de turista e posteriormente dê entrada em seu pedido de cidadania.


Como mencionamos anteriormente, o visto de turista para brasileiros é válido por 90 dias, mas ao entrar com um requerimento para cidadania, você receberá uma permissão de residência que irá vigorar pelo período que durar o procedimento.


⚠ Mas fique atento(a)! Um dos requisitos do processo de cidadania, é fixar-se em uma comuna (cidade) pelo período mínimo de 180 dias, não podendo sair do país durante este período. Por isso é importante que você esteja munido de toda a documentação necessária, pois não poderá voltar ao Brasil para buscar documentos.


Toda a documentação exigida deve ser apresentada na prefeitura local da cidade na qual você irá residir por este período, por isso é muito importante a contratação de uma assessoria, para evitar que você inicie um processo com documentos pendentes ou deixe de cumprir algum requisito que possa resultar no indeferimento da sua solicitação de cidadania.


Preciso ir para a Itália para reconhecer a minha cidadania italiana?

Não! Este é somente uma das formas de reconhecer a sua cidadania. Você pode optar por reconhece-la sem sair do Brasil, através do processo via judicial, onde a busca de documentos na Itália e todos os trâmites são feitos pelos representantes da Galvani.


Quem tem direito a Cidadania Italiana?

É importante destacar que a cidadania italiana é reconhecida não apenas para os descendentes diretos de italianos, mas também para aqueles que possuem vínculos familiares com italianos mais distantes, como bisavós ou tataravós. O reconhecimento da cidadania italiana também é válido para aqueles que são casados com um cidadão italiano há pelo menos três anos.


Como obter a Cidadania Italiana?

Se você tem direito a obter o reconhecimento da cidadania italiana, o próximo passo é entrar em contato com a Galvani & Cipriani para entender por qual meio irá ocorrer o reconhecimento. Existem basicamente quatro vias para se obter o reconhecimento, sendo a via judicial a mais comum entre brasileiros.



Conheça todas as vias pelo qual é possível obter o reconhecimento da Cidadania Italiana e entenda qual atende melhor o seu caso:


Cidadania Italiana Via Consulado no Brasil

Você entra na fila do consulado com a documentação necessária solicitando o reconhecimento. Embora seja mais barato, não recomendamos muito este meio, visto que pode levar até 10 anos para o seu processo ser julgado.

Cidadania Italiana Via Residência na Itália

Cidadania Italiana Via Judicial (Mais Recomendada)

Cidadania Italiana Via Processo Contra o Consulado


 

A Galvani & Cipriani é uma empresa familiar, que nasceu (e se mantém) com o propósito de auxiliar as pessoas a desburocratizar o seu processo de reconhecimento da Cidadania Italiana, isso através de serviços humanizados, personalizados, bem orientados e, o mais importante: com pessoas de confiança!


Já são mais de 3 anos de experiência, 350 Cidadanias reconhecidas e mais de 10.000 serviços realizados (traduções, buscas, pesquisas, dentre todos os outros serviços que oferecemos).


Antes de profissionais somos uma família e faremos de tudo para te ajudar a resgatar as origens da sua também! Entre em contato conosco, tire suas dúvidas!





Comments


bottom of page