top of page
  • Writer's pictureGalvani & Cipriani

Morar na Itália: Entenda o que é o espaço Schengen | Galvani

Updated: Feb 16

Acordo europeu beneficia aqueles que tem cidadania italiana, tornando possível a livre circulação de pessoas e mercadorias.


Morar na Itália: Homem segurando passaporte italiano

Você já ouviu falar no Espaço Schengen? Este acordo Europeu trata da livre circulação de bens, serviços e pessoas.


Composto por 26 países da Europa, o Espaço Schengen é um tratado que permite a livre circulação de pessoas, bens, serviços e valores. Isso significa que todo e qualquer cidadão legal dos países participantes do acordo, podem viajar, trabalhar e morar nesta zona de livre circulação.


Neste Artigo você vai ler sobre:

 

Países que fazem parte do tratado.

A Itália faz parte do Tratado de Schengen, logo, todo e qualquer cidadão reconhecido italiano (isso inclui os ítalos-brasileiros), pode se beneficiar da livre circulação para viajar, trabalhar, estudar e morar sem a necessidade de visto.



Além da Itália, outros países que fazem parte do Tratado de Schengen são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.



Quem tem direito a Cidadania Italiana?

É importante destacar que a cidadania italiana é reconhecida não apenas para os descendentes diretos de italianos, mas também para aqueles que possuem vínculos familiares com italianos mais distantes, como bisavós ou tataravós. O reconhecimento da cidadania italiana também é válido para aqueles que são casados com um cidadão italiano há pelo menos três anos.


Como obter a Cidadania Italiana?

Se você tem direito a obter o reconhecimento da cidadania italiana, o próximo passo é entrar em contato com a Galvani & Cipriani para entender por qual meio irá ocorrer o reconhecimento. Existem basicamente quatro vias para se obter o reconhecimento, sendo a via judicial a mais comum entre brasileiros.



Conheça todas as vias pelo qual é possível obter o reconhecimento da Cidadania Italiana e entenda qual atende melhor o seu caso:


Cidadania Italiana Via Consulado no Brasil

Você entra na fila do consulado com a documentação necessária solicitando o reconhecimento. Embora seja mais barato, não recomendamos muito este meio, visto que pode levar até 10 anos para o seu processo ser julgado.

Cidadania Italiana Via Residência na Itália

Cidadania Italiana Via Judicial (Mais Recomendada)

Cidadania Italiana Via Processo Contra o Consulado


 

A Galvani & Cipriani é uma empresa familiar, que nasceu (e se mantém) com o propósito de auxiliar as pessoas a desburocratizar o seu processo de reconhecimento da Cidadania Italiana, isso através de serviços humanizados, personalizados, bem orientados e, o mais importante: com pessoas de confiança!


Já são mais de 3 anos de experiência, 350 Cidadanias reconhecidas e mais de 10.000 serviços realizados (traduções, buscas, pesquisas, dentre todos os outros serviços que oferecemos).


Antes de profissionais somos uma família e faremos de tudo para te ajudar a resgatar as origens da sua também! Entre em contato conosco, tire suas dúvidas!





Comments


bottom of page