top of page
  • Writer's pictureGalvani & Cipriani

O principal documento para iniciar o processo de Cidadania Italiana.

Updated: Feb 16

Vamos explicar de forma objetiva e clara qual documento é indispensável para dar entrada no seu processo de Cidadania Italiana.



As certidões de nascimento e/ou casamento são documentos indispensáveis para iniciar o processo da cidadania. Sem eles, não há como comprovar a ligação entre o ascendente e o descendente italiano.


É preciso apresentar as certidões do ascendente e também do descendente, devidamente traduzidas e legalizadas. Além disso, pode ser necessário apresentar certidões de outros parentes diretos, como pais, avós ou bisavós, a fim de comprovar a linha de ascendência italiana.


Caso você não saiba onde estão esses documentos, não se preocupe, você pode acionar o nosso serviço de busca na Itália para encontrá-lo. Clique aqui e tire as suas dúvidas agora mesmo com um de nossos consultores especialistas.



Outros documentos necessários para tirar a cidadania italiana podem variar dependendo de vários fatores, como o local onde você está solicitando a cidadania, a razão pela qual você está solicitando (por exemplo, por descendência ou casamento), entre outros. No entanto, alguns dos documentos que frequentemente necessários são:


Certidões de óbito: Certidões de óbito do seu ascendente podem ser necessárias para provar sua árvore genealógica e estabelecer sua ligação com a Itália.


Passaporte e carteira de identidade: Você precisará apresentar uma cópia do seu passaporte e carteira de identidade.


Certificado de antecedentes criminais: Um certificado de antecedentes criminais emitido pelo país em que você mora é geralmente necessário.


Documentos comprovando sua residência: Documentos como contas de luz, água ou telefone, extratos bancários ou contratos de aluguel podem ser necessários para comprovar sua residência.


Documentos adicionais: Dependendo do caso, podem ser necessários documentos adicionais, como certidões de divórcio, certificados de naturalização, entre outros.


É necessário apresentar a tradução juramentada dos documentos para o idioma italiano, para que as autoridades italianas possam entender claramente o conteúdo dos documentos e processar a solicitação de cidadania.


A tradução juramentada é um processo em que um tradutor autorizado pelo governo faz uma tradução precisa e oficial de um documento para outro idioma, garantindo a autenticidade e a validade do documento. É importante observar que a tradução deve ser feita por um tradutor juramentado que seja reconhecido pelo governo italiano. A Galvani & Cipriani também oferece este serviço, clique aqui e obtenha mais informações sobre.


A Galvani & Cipriani é uma empresa familiar, que nasceu (e se mantém) com o propósito de auxiliar as pessoas a desburocratizar o seu processo de reconhecimento da Cidadania Italiana, isso através de serviços humanizados, personalizados, bem orientados e, o mais importante: com pessoas de confiança!


Já são mais de 3 anos de experiência, 350 Cidadanias reconhecidas e mais de 10.000 serviços realizados (traduções, buscas, pesquisas, dentre todos os outros serviços que oferecemos).


Antes de profissionais somos uma família e faremos de tudo para te ajudar a resgatar as origens da sua também! Entre em contato conosco, tire suas dúvidas!





bottom of page