top of page
  • Writer's pictureGalvani & Cipriani

Alerta de golpes! Polícia investiga 400 fraudes em cidadania italiana | Galvani.

Updated: Feb 16

Só no Paraná, foram mais de 400 processos fraudados, outros golpes também prometem cidadania mais rápido.

Morar na Itália - Brasileiro precisa de visto para entrar na itália?

Na hora de buscar o reconhecimento da sua cidadania italiana, é importante se atentar a golpes e processos fraudulentos que podem dificultar ou até mesmo invalidar suas documentações para obtenção da cidadania.


Neste artigo, vamos trazer a tona alguns dos golpes descobertos pela polícia e que já prejudicou milhares de pessoas, trazendo frustações e prejuízos financeiros.


Neste Artigo você vai ler sobre:

 

Golpe da tradução fraudada.

Segundo apurou o G1, a Polícia Civil do Paraná está investigando mais de 400 casos de fraude relacionados à obtenção de cidadania italiana. Suspeita-se que documentos falsificados foram utilizados em diferentes estados, e há indícios de invenção de sobrenomes para comprovar ascendência italiana.


Uma operação foi realizada, com busca e apreensão de documentos e celulares para perícia. A polícia compartilhou as informações com o Consulado da Itália em Curitiba.


As investigações revelam que os envolvidos utilizavam traduções falsas de documentos, o que é uma exigência para obter a cidadania italiana. Agora, a polícia está apurando se as pessoas sabiam da fraude ou foram enganadas pela empresa que prestou o serviço.


Caso se confirme o envolvimento dos suspeitos na falsificação, eles poderão responder por associação criminosa, estelionato e falsificação de documentos. Além disso, podem enfrentar problemas legais na Justiça italiana.

Golpe via Itália.

Uma gaúcha de Porto Alegre teve seu sonho de obter a cidadania italiana frustrado após buscar assessoria especializada em uma empresa de Caxias do Sul. Ela e cerca de 50 outras pessoas foram lesadas pelo empresário responsável, resultando em um prejuízo estimado em R$ 1,5 milhão.


A vítima pagou R$ 45 mil e acumulou dívidas e transtornos em dois períodos de férias perdidos ao tentar resolver o processo diretamente na Itália, conforme prometido. No entanto, a cidadania não foi obtida, e a vítima ainda enfrenta um processo judicial e uma investigação policial.


O responsável pela empresa apresentava diversas desculpas e solicitava mais prazo para a conclusão do processo, gerando frustração e humilhação para as vítimas, além de acarretar em mais gastos de estádia, já que a vítima optou pelo processo via Itália. As informações são do portal GZA Segurança.


Golpe "tudo incluído".

Na cidade de Catânia, na Sicília, a polícia italiana desmantelou um esquema de fraudes no reconhecimento de cidadania italiana por direito de sangue para brasileiros. Segundo informações do Uol, quatro servidores da Prefeitura de Catânia foram presos sob suspeita de receber dinheiro em troca de favores relacionados ao processo. Além disso, um dos organizadores do esquema e um despachante também foram detidos. Um ítalo-brasileiro na América do Sul também está sendo investigado.


A operação, chamada "Tudo Incluído", oferecia pacotes por 5.000 euros, que incluíam alojamento, alimentação e a cidadania reconhecida em pouco menos de duas semanas, enquanto o processo normal leva cerca de três meses. Quatro imóveis usados para hospedar os candidatos também foram interditados pela polícia.


Como se prevenir de golpes?

Em primeiro lugar, é essencial pesquisar cuidadosamente qualquer empresa ou assessoria antes de contratar seus serviços. Verificar referências, histórico, reputação e comentários de outros clientes pode fornecer insights valiosos sobre a confiabilidade da empresa. Além disso, consultar o Consulado Italiano local ou fontes oficiais para obter informações atualizadas sobre o processo de cidadania é fundamental para evitar cair em promessas irrealistas ou informações falsas.


Evitar pagar todo o valor antecipadamente e optar por pagamentos parcelados conforme o andamento dos serviços também é recomendado para evitar prejuízos em caso de problemas com a empresa contratada.


Desconfie de processos muitos rápido e milagrosos, o processo mais rápido é via Itália, e costuma durar de 2 a 3 meses. Não existe processo que leve menos tempo que isso!


Seguindo essas ações preventivas, os interessados em obter a cidadania italiana podem minimizar os riscos de cair em golpes e garantir um processo legítimo e seguro. Conte com a Galvani & Cipriani para reconhecer a sua cidadania italiana com segurança.


Quem tem direito a Cidadania Italiana?

É importante destacar que a cidadania italiana é reconhecida não apenas para os descendentes diretos de italianos, mas também para aqueles que possuem vínculos familiares com italianos mais distantes, como bisavós ou tataravós. O reconhecimento da cidadania italiana também é válido para aqueles que são casados com um cidadão italiano há pelo menos três anos.


Como obter a Cidadania Italiana de forma segura?

Se você tem direito a obter o reconhecimento da cidadania italiana, o próximo passo é entrar em contato com a Galvani & Cipriani para entender por qual meio irá ocorrer o reconhecimento. Existem basicamente quatro vias para se obter o reconhecimento, sendo a via judicial a mais comum entre brasileiros.



Conheça todas as vias pelo qual é possível obter o reconhecimento da Cidadania Italiana e entenda qual atende melhor o seu caso:


Cidadania Italiana Via Consulado no Brasil

Você entra na fila do consulado com a documentação necessária solicitando o reconhecimento. Embora seja mais barato, não recomendamos muito este meio, visto que pode levar até 10 anos para o seu processo ser julgado.

Cidadania Italiana Via Residência na Itália

Cidadania Italiana Via Judicial (Mais Recomendada)

Cidadania Italiana Via Processo Contra o Consulado


 

A Galvani & Cipriani é uma empresa familiar, que nasceu (e se mantém) com o propósito de auxiliar as pessoas a desburocratizar o seu processo de reconhecimento da Cidadania Italiana, isso através de serviços humanizados, personalizados, bem orientados e, o mais importante: com pessoas de confiança!


Já são mais de 3 anos de experiência, 350 Cidadanias reconhecidas e mais de 10.000 serviços realizados (traduções, buscas, pesquisas, dentre todos os outros serviços que oferecemos).


Antes de profissionais somos uma família e faremos de tudo para te ajudar a resgatar as origens da sua também! Entre em contato conosco, tire suas dúvidas!





194 views0 comments
bottom of page