top of page
  • Writer's pictureGalvani & Cipriani

8 Benefícios da Cidadania Italiana

Updated: Feb 16

Além do resgate das origens, o reconhecimento da Cidadania Italiana traz consigo muitos benefícios. Nessa publicação vamos te falar 9 deles.

Porém, caso esteja procurando por algo específico e que não esteja nesta lista, você pode mandar uma mensagem para nós que te ajudaremos a ver de que forma a Cidadania pode te ajudar a alcançar seu objetivo. Combinado?!



Vamos à lista dos melhores benefícios de reconhecer a Cidadania Italiana:

1 - Viver legalmente em qualquer um dos 27 países da União Europeia

(Bom, só aqui já temos 27 benefícios, né?! 😉)

Este é um dos melhores benefícios! Com a dupla Cidadania você pode morar, trabalhar e/ou até mesmo estudar legalmente em qualquer um dos 27 países da União Europeia, tendo os mesmos benefícios e oportunidades de um cidadão que nasceu lá.

E não é só você que se beneficiará com isso, mas seus filhos terão os mesmos direitos, como acesso as melhores escolas e faculdades.

2 - Melhores condições de estudo do que um estrangeiro

Quando um estrangeiro decide estudar nos países mencionados acima, os custos que ele terá de pagar são muito maiores. Com a Cidadania Italiana, as despesas cobradas são as mesmas dos cidadãos que nasceram no local, mesmo que a decisão de estudo seja por um outro país da União Europeia.

Agora, além dos custos menores, lembre-se sempre que um Cidadão Italiano pode trabalhar legalmente e, melhor ainda, receber o salário em Euro, que no momento que escrevemos esta publicação, a moeda está quase 7 vezes mais valorizada do que o Real.

3 - Você pode transmitir a Cidadania Italiana para o seu Cônjuge, através da Naturalização por casamento

Assim que você reconhece a sua Cidadania Italiana, o seu Cônjuge tem o direito de solicitar a Naturalização por Casamento, também sem perder a cidadania brasileira. Neste caso, fazemos o pedido da cidadania do cônjuge aos órgãos públicos italianos competentes para que também esteja regularizado da mesma forma.

Vale lembrar que esta não é a única forma do(da) seu(sua) Cônjuge se regularizar na Itália. A pessoa que reconheceu a Cidadania Italiana tem o direito de conceder um Permesso di soggiorno (uma permissão de residência) ao Cônjuge, dando o direito de viver tranquilamente em qualquer país da Europa (junto da pessoa que é reconhecida), podendo também trabalhar, estudar, abrir conta em banco e etc.

4 - Seus filhos com menos de 18 anos são reconhecidos automaticamente

Quando você está montando a sua Pasta de documentos para o reconhecimento da Cidadania Italiana, caso tenha filhos com menos de 18 anos, poderá anexar junto os documentos da criança. Ao fim do processo ela também será reconhecida.

O lado bom disso é que, além de TODOS os outros benefícios mencionados, ela não pagará como "mais uma pessoa no processo", pois ainda não completou maioridade.

Muito bom, né?! E olha que só estamos na metade ainda...

5 - Poder entrar nos Estados Unidos apenas com uma autorização para viagem

Se você já tentou tirar Visto Americano sabe a luta que é. Se você não tentou, sugerimos que pergunte pra alguém que já fez como foi o processo...

Por conta dos acordos entre países (e a Itália possui muitos deles) Cidadãos Italianos não precisam tirar Visto de Turista igual um cidadão brasileiro para visitar o país. O que você vai precisar fazer é solicitar uma autorização para viagem, chamada de ESTA (Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem), que pode ser feita online. A vantagem de fazer uso desse benefício é que é possível viajar para o país com um aviso prévio menor e com muito menos burocracias quando comparado ao processo tradicional de Visto de Turismo. Em um teste feito por nós, a autorização chegou 2 horas após o preenchimento do formulário. Extremamente rápido!

7 - Visto de trabalho na Austrália e na Nova Zelândia

"Mas pessoal, não tem nenhum país com o clima mais parecido com o do Brasil, que tenha moeda forte e que eu possa trabalhar?"

Sim!!! Com o passaporte vermelho você tem visto de trabalho para a Austrália e Nova Zelândia, podendo trabalhar legalmente em qualquer um dos dois países.

Qualquer Cidadão Italiano até 31 anos pode solicitar o Visto para trabalhar legalmente na Austrália.

8 - Participar de concursos públicos na Itália

Assim como no Brasil, ao se tornar um Cidadão Italiano, você também pode participar de concursos para cargos públicos na Itália.

9 - Pode se aposentar em qualquer país da Europa

Sabemos o quanto a previdência brasileira gera muitas incertezas quanto ao futuro. E fica difícil também esperar para tomar uma decisão importante só quando chegar lá, não é?!

Sendo um Cidadão Italiano você também tem o direito de se aposentar em qualquer país da União Europeia. Além de toda a qualidade de vida dos paises, você ainda contará com uma aposentadoria em Euro.

Melhor que isso, só se existisse um jeito de reconhecer a Cidadania Italiana sem precisar viajar pra Itália, né?! TEM TAMBÉM! Quer entender como? Fale Conosco 😉



85 views0 comments
bottom of page