top of page
  • Writer's pictureGalvani & Cipriani

Quatro situações que conferem o direito a cidadania italiana.

Updated: Feb 16

Existem basicamente 4 meios de obter legalmente uma cidadania italiana, confira os requisitos principais para cada uma delas.



Você já se perguntou quais são as maneiras de se conseguir uma cidadania italiana? Neste artigo vamos te explicar certinho os meios possíveis para ter uma cidadania reconhecida.


Conquistar uma cidadania italiana legalmente pode ser um caminho que muitos brasileiros buscam, principalmente aqueles que possuem descendência italiana. Basicamente, existem quatro meios de obter a cidadania italiana, sendo eles: jus sanguinis (direito de sangue), casamento com um cidadão italiano, residência legal na Itália por pelo menos 10 anos e serviço militar italiano por um período determinado.


Jus Sanguinis: O Jus sanguinis é um direito garantido pela lei italiana, que permite que os descendentes de italianos possam requerer a cidadania italiana. Essa modalidade de obtenção de cidadania é válida mesmo que o italiano tenha nascido há várias gerações atrás, desde que se prove a relação de parentesco.



Casamento: Outra forma de adquirir a cidadania italiana é através do casamento com um cidadão italiano. Neste caso, é preciso cumprir alguns requisitos e comprovar a união legalmente estabelecida.


Residência: Para quem mora na Itália legalmente há pelo menos 10 anos, é possível solicitar a cidadania italiana. Além disso, é necessário comprovar a residência contínua e cumprir outros requisitos legais.


Serviço Militar: Por fim, o serviço militar prestado ao exército italiano pode ser uma alternativa para quem deseja obter a cidadania italiana. Neste caso, é necessário que o indivíduo tenha servido por um período determinado e cumprir outros requisitos legais.


É importante ressaltar que cada modalidade de obtenção de cidadania possui requisitos específicos e pode demandar tempo e esforço para ser alcançada. Por isso, é importante se informar adequadamente e buscar ajuda profissional para garantir o sucesso no processo.


A Galvani & Cipriani é uma empresa familiar, que nasceu (e se mantém) com o propósito de auxiliar as pessoas a desburocratizar o seu processo de reconhecimento da Cidadania Italiana, isso através de serviços humanizados, personalizados, bem orientados e, o mais importante: com pessoas de confiança!


Já são mais de 3 anos de experiência, 350 Cidadanias reconhecidas e mais de 10.000 serviços realizados (traduções, buscas, pesquisas, dentre todos os outros serviços que oferecemos).


Antes de profissionais somos uma família e faremos de tudo para te ajudar a resgatar as origens da sua também! Entre em contato conosco, tire suas dúvidas!





31 views0 comments
bottom of page